DD-WRT no seu Router

Alguns anos atrás eu havia lido uma notícia de que um grupo de usuários havia desenvolvido um firmware novo para muitos modelos de routers, baseado em Linux, com inúmeras opções extras de otimização, assim como alguns hacks e opções novas de controle do router. O DD-WRT.

Após descobrir que uma dessas opções era determinar a potência de transmissão das antenas podendo fazer uma espécie de “overclock”, resolvi botar a mão na massa e atualizar os meus.

As vantagens que percebi até agora:
– Aumentar a potência do sinal;
– Opções muito mais avançadas e melhoradas na parte de QoS e Port Forwarding;
– Controle básico de acesso a websites direto no Router (básico, porém melhor que o nativo);
– Bloqueio de alguns serviços P2P;
– Interface gráfica muito mais bonita, detalhada e rica em recursos;
– Rodar Linux no router ! (priceless).

Claro, existem muitas outras opções, mas nelas nem mexi ainda. Minha rede doméstica é bem básica, basicamente configurada para permitir navegação web e alguns serviços de torrent e SSH, viabilizados pela compra do poderoso NS-K330 que também adquiri recentemente.

O primeiro passo para a instalação do DD-WRT é encontrar, nesta URL, o firmware que irá substituir o padrão, que veio com o seu roteador. Muitos dispositivos contam com pouca RAM, processador fajuto e/ou de diferentes arquiteturas. Por esta razão, teremos de selecionar cuidadosamente a versão usada. Podemos “brickar” o aparelho se fizermos besteira na atualização do software.

Em casa tenho dois roteadores Linksys. Um deles é o WRT54G “modelo 6.0 (número serial começa com CDFD)”, que será usado neste artigo por ser um modelo bastante comercializado no Brasil ainda nos tempos atuais.
Todos os WRT54G’s são compatíveis, com exceção ao “modelo 7.0”, que possui hardware diferente, com menos RAM. Confira neste endereço como descobrir a versão do seu. Não atualize seu firmware sem ter certeza do que está fazendo. Não me responsabilizo por danos aos equipamentos avariados, obviamente.

A grande verdade é que os procedimentos, apesar de um pouco genéricos (muita coisa é igual para todos os roteadores), diferem entre as diferentes marcas, e também diferem dentro da mesma marca, por conta da história de modelos mencionada acima. De novo, os procedimentos aqui descritos são apenas para orientação e exemplo. Eles irão funcionar perfeitamente num roteador IGUAL ao mencionado aqui, mas por favor, para outras marcas/modelos, consulte o site oficial do DD-WRT.

Segue o how-to, finalmente:

  1. Com o roteador ligado, aperte o botãozinho de reset nas costas do dispositivo, e segure-o por 30 segundos.
  2. Ao final do tempo, ainda segurando o botão de reset, desplugue o cabo de força por outros 30 segundos.
  3. Ao final do tempo, plugue novamente o cabo de força do roteador. Ao final do processo, você terá segurado o botão de reset, sem soltar, por 90 segundos.
  • Configure o IP do seu computador para algo como 192.168.1.7. Deixe o IP de final .1 liberado para o roteador. Deixe a sub-mascara em 255.255.255.0. Em seguida, conecte seu computador no roteador diretamente. De preferência, desligue firewalls ou outros programas que possam interferir na operação.
  • Descompacte o arquivo Gv5Flash.zip, baixado no primeiro passo, e jogue seu conteúdo na sua pasta de preferência.
  • Dentro dele, teremos outro arquivo zip, chamado vximgtoolgui.zip. Descompacte-o também. Em seguida, inicie o programa vximgtoolgui.exe, certificando-se de que botão superior contém WRT54G.
  • No campo descrito “Desired MAC” (MAC desejado), preencha com o MAC Address atual do seu roteador. Ele pode ser encontrado na página de administração online do seu dispositivo. Se você não sabe o que é MAC Address, recomendo que pare de tentar seguir este tutorial.
  • Clique no botão com as reticências próximo a “output imagem” (imagem de destino) e salve o arquivo com um nome apropriado, como “BackupFirmware54g.bin”, ou algo de sua preferência, na pasta onde estamos alocando os arquivos.
  • Desplugue o roteador da tomada por 30 segundos. Ligue-o em seguida.
  • Navegue para 192.168.1.1 (ou o IP determinado por você previamente). Ao invés da tela de manutenção, você deverá agora ver a página normal de administração do roteador. Se por ventura a página de manutenção aparecer, desligue o roteador novamente até que ela desapareça, e a página normal venha a ser exibida.
  • Usuário e senha para login: root / admin
  • Navegue para Administração -> Firmware Upgrade.
  • Selecione o arquivo vxworks_prep_v03.bin, que está dentro do arquivo ZIP que baixamos na primeira etapa. Confirme a atualização.
  • Espere por CINCO MINUTOS completos. Não toque no roteador neste meio tempo. Vá tomar um café.
  • Após ter aguardado os CINCO MINUTOS, desligue o roteador da tomada por 30 segundos. Religue-o, e navegue para 192.168.1.1 no seu computador.
    Você deverá ser apresentado à tela de manutenção desta vez.
  • Selecione o arquivo que geramos algumas etapas acima (BackupFirmware54g.bin) e selecione “Apply”.
  • Espere a mensagem de “Update completed”. Após a mensagem aparecer, aguarde novamente por CINCO minutos, sem tocar no roteador.
  • Inicie o tftp.exe (presente também no pacote baixado no início):
  1. Entre com o IP 192.168.1.1 para o campo de endereço,
  2. Deixe a senha em branco,
  3. Selecione o firmware dd-wrt.v24-12548_NEWD_micro.bin (ou substitua pelo nome mais recente do arquivo, se houver),
  4. Configure o campo “retries” para 99,
  5. Refaça o procedimento de desligar o roteador da tomada por 30 segundos,
  6. Conte até 2,
  7. Aperte “update“.
  • Quando você receber uma mensagem de sucesso (SUCCESS em inglês), aguarde por CINCO minutos extras. Após este período, tente acessar o seu roteador pelo navegador, no IP 192.168.1.1.
    Caso você não receba a mensagem de sucesso, repita as etapas de 1 a 7 acima (incluindo a etapa anterior, de abrir o tftp.exe, se necessário).
  • Após ser capaz de acessar o site de gerenciamento, desligue o roteador da tomada por 30 segundos, e religue-o.
    Após religá-lo, tente acessar novamente o site. Em caso de sucesso, refaça as etapas do HARD reset:
  1. Com o roteador ligado, aperte o botãozinho de reset nas costas do dispositivo, e segure-o por 30 segundos.
  2. Ao final do tempo, ainda segurando o botão de reset, desplugue o cabo de força por outros 30 segundos.
  3. Ao final do tempo, plugue novamente o cabo de força do roteador. Ao final do processo, você terá segurado o botão de reset, sem soltar, por 90 segundos.

Pronto ! Complicado, mas vale bastante a pena. Você já pode reconfigurar o IP do seu computador para DHCP, se preferir. Navegue pelas opções do DD-WRT, ajuste os campos de usuário e senha do PPPoE e a internet já estará funcionando.

Agora é a hora de brincar nas opções extras ! Recomendo “twinkar” a opção de Potência de TX (o tanto de megawatts usados na antena, isso faz o sinal ficar mais forte). Valor mínimo de 1, máximo de 251mW, deixei o meu com 180 e melhorou bastante a conexão aqui em casa.

É isso, tutorial concluído. Como eu já disse mais pra cima, este artigo em específico é para o WRT54G “modelo 6.0”. Se você possui um roteador diferente deste, leia atentamente as instruções que podem ser encontradas no site oficial do projeto.

Sobre Jeremias Zerbini

Jeremias Zerbini escreveu 76 artigos neste blog.

27 anos, entusiasta de tecnologias opensouce, geek, adorava perder as partições do HD aos 15 anos instalando GNU/Linux. Gosta de video-games, e isso inclui instalar o Yellow Dog no PS3 novinho. Consultor autônomo na área de infra-estrutura de servidores, está sempre dedicando, quando possível, um tempinho extra para pesquisar sobre novas e melhores alternativas ao software proprietário [mas sem histeria].

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *