Canonical está desenvolvendo Ubuntu Phone OS

Parece que a Canonical quer mesmo entrar no ramo de dispositivos móveis. Aparentemente, alguns dias atrás a empresa publicou uma vaga de emprego em aberto. A posição ? “Gerente de desenvolvimento de negócios para Ubuntu Phone OS”. Nada mal. O candidato será responsável por criar e manter relações com fabricantes e distribuidores de celular, assim como companhias de telecom para promover a plataforma.

Esta não é a primeira vez que a Canonical trás o Ubuntu aos dispositivos móveis: O já falecido Ubuntu Mobile, que foi descontinuado em 2009, e também com o Kubuntu Mobile e uma versão para processadores ARM do Ubuntu.

A foto-conceito acima foi feita pelo fã da plataforma, Musl1m.

Além disso, já existe uma versão do Ubuntu para o Android. É como se o Android fosse o host, e uma versão enxuta do Ubuntu o guest, no melhor estilo “Virtualização”. Já inclusive foi instalado no meu Atrix, e roda muito bem. Aos interessados, visite este link no Google Play e instale o aplicativo que auxilia na instalação.

Será que em breve veremos algo parecido com o Android, rodando kernel puramente Linux, rodando com leveza, e com a vasta biblioteca de aplicações Linux que já temos, em smartphones ?

Eu particularmente iria gostar, e muito. Além do mais, concorrência é sempre bom.

Sobre Jeremias Zerbini

Jeremias Zerbini escreveu 76 artigos neste blog.

27 anos, entusiasta de tecnologias opensouce, geek, adorava perder as partições do HD aos 15 anos instalando GNU/Linux. Gosta de video-games, e isso inclui instalar o Yellow Dog no PS3 novinho. Consultor autônomo na área de infra-estrutura de servidores, está sempre dedicando, quando possível, um tempinho extra para pesquisar sobre novas e melhores alternativas ao software proprietário [mas sem histeria].

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>