Conectando seu Xoom em redes Ad-Hoc

Se você possui um tablet, certamente ficou em dúvida se comprava a versão com 3g + Wifi, ou a mais barata, com apenas Wifi.
Alguns compradores decidiram que a versão com apenas wifi era o bastante, afinal, possuíam um smartphone com a opção de transformá-lo em um mini roteador wifi, que usa o 3g disponível no celular para fornecer conexão à outros dispositivos, tablets inclusos.

Eu estou no grupo acima: Atualmente usando um Motorola Atrix com um plano 3g horrível da Vivo, e um Xoom para navegar onde tenho sinal de wireless disponível. Em alguns casos, onde era necessário acessar a internet do tablet e não havia um sinal público ou privado disponíveis, eu sacava meu smart do bolso, ativava o tethering e voilá, estava conectado em ambos.

Nos últimos dias, porém, instalei o Gingerbread no Atrix (assunto para um outro artigo, a ser publicado em alguns dias) e o aplicativo nativo de tethering deixou de funcionar adequadamente. É um bug conhecido do pessoal, e deve ser resolvido em breve, mas como frequentemente eu necessitava dessa solução, fui atrás de algo pronto.

Aliás, a falta de suporte à redes Ad-hoc não é uma falha do Xoom apenas. Se você possui outra marca de tablet rodando Android, a solução para este problema pode ser similar. Deixe seu comentário que investigo e tento ajudá-lo.

O Android Wifi Tether, software livre hospedado no Google Code, certamente é conhecido por uma boa parcela dos usuários Android. E não é sem razão, ele é ótimo para o que se propõe, exceto por este “pequeno” detalhe: Não possui modo infraestrutura, trabalhando apenas em adhoc. E é aí que começou meu problema, já que uma boa parcela de dispositivos móveis hoje em dia ainda não oferecem suporte a este tipo de conexão.

Sem mais delongas, para seguir adiante, você irá precisar de:

Instruções:

  • Copie o arquivo Ad-hoc network flash-signed.zip, de apenas 300kb para seu cartão de memória, ou memória interna do tablet.
  • Abra o ROM Manager, selecione a opção “Reiniciar para a recuperação”, que é o texto traduzido de “Reboot in Recovery mode”. Seu xoom irá reiniciar e entrará na tela de recovery.
  • Dica para os novatos: No recovery, a navegação é feita por meio dos botões de volume + e volume -. Para selecionar uma opção, pressione o botão power uma vez.
  • Dentro da tela de recovery, selecione a opção “Install zip from sdcard”, e em seguida a opção “choose zip from sdcard”.
  • Selecione o mod que você baixou e transferir para o Xoom, confirme a instalação.
  • Volte para o menu principal e reboote seu tablet.

Prontinho, tudo feito. A partir de agora, você poderá conectar tanto em redes no modo Infraestrutura, quanto em redes configuradas para Ad-hoc, como as fornecidas pelo Android Wifi Tether.

Abraço a todos.

Sobre Jeremias Zerbini

Jeremias Zerbini escreveu 76 artigos neste blog.

27 anos, entusiasta de tecnologias opensouce, geek, adorava perder as partições do HD aos 15 anos instalando GNU/Linux. Gosta de video-games, e isso inclui instalar o Yellow Dog no PS3 novinho. Consultor autônomo na área de infra-estrutura de servidores, está sempre dedicando, quando possível, um tempinho extra para pesquisar sobre novas e melhores alternativas ao software proprietário [mas sem histeria].

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

17 Responses to “Conectando seu Xoom em redes Ad-Hoc”

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>