Google pretende fechar código do Android, diz Shona Brown

Update: Este post foi publicado no dia 1 de Abril, para celebrar o dia da mentira. Nada escrito aqui reflete com veracidade o que acontece atualmente no mundo Android, se tratando apenas de uma brincadeira do autor.

Shona Brown, vice-presidente sênior de operações comerciais do Google anunciou hoje que, em reunião com o conselho de desenvolvimento do Android, sistema operacional para celulares em maior crescimento atualmente, que deverão fechar o código-fonte deste para evitar futuros conflitos com a Oracle, e para minimizar a fragmentação e personalização desenfreada do software.

Mark Hurd, ex-presidente da Hewlett-Packard, atual presidente da Oracle se pronunciou, dizendo que a medida veio em boa hora: “Todos sabemos da força do Google mundialmente, porém basta um escorregão para um gigante cair”.

Larry Page e Sergey Brin preferiram não comentar diretamente a frase dita por Mark. Em poucas palavras, disseram apenas que “Todos nós conhecemos o passado dele [Mark]. Não acredito que devamos levar tudo o que ele diz em conta”.

Os executivos da gigante de buscas online disseram que prevêem um movimento de retaliação forte da comunidade Open Source, mas acreditam que ao longo prazo, todos irão compreender a decisão e que “é para o melhor” do Android que ele seja fechado. A medida, segundo estes, traria outro benefício secundário – aumentar a segurança da plataforma para celulares. Faz sentido, uma vez que software de código fechado é comprovadamente mais seguro do que a alternativa livre.

Grupos de usuários ao redor do mundo já se preparam para lançarem forks, mas acredita-se que nenhum terá tanta visibilidade e influência quanto o original. Um em especial, já inclusive registrou a marca da versão derivada – FreedroidFX Special Edition 2.0

Nos próximos dias a redação do blog espera receber manifestos de grandes concorrentes como Apple e Nokia.

Sobre Jeremias Zerbini

Jeremias Zerbini escreveu 76 artigos neste blog.

27 anos, entusiasta de tecnologias opensouce, geek, adorava perder as partições do HD aos 15 anos instalando GNU/Linux. Gosta de video-games, e isso inclui instalar o Yellow Dog no PS3 novinho. Consultor autônomo na área de infra-estrutura de servidores, está sempre dedicando, quando possível, um tempinho extra para pesquisar sobre novas e melhores alternativas ao software proprietário [mas sem histeria].

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

One Response to “Google pretende fechar código do Android, diz Shona Brown”

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>