Habilitando gravação em NTFS a partir do Mac OS X

Recentemente adquiri um MacBook Pro, e como feliz proprietário de um HD externo que sou, fui logo fazendo backups e gravando nele coisas interessantes que encontrei na internet. O instalador do World of Warcraft, por exemplo, tem mais de 8gb. Se eu precisar formatar o laptop, não estaria nada feliz com a idéia de ter de baixar tudo isso novamente.

Pois bem, ao abrir o ícone do meu WD My Passport no Snow Leopard, já notei que a janela era diferente – Ele não abria o Finder, como de costume.
Copiei os arquivos, e a opção de colar no drive externo não estava disponível. Logo percebi que precisaria de algum suporte extra para conseguir escrever em partições NTFS, que por padrão tem somente suporte a leitura.

Sem mais delongas, vamos ao que é necessário para conseguir acesso completo em NTFS, e outros filesystems também:

– Instale o Macfuse. Os pacotes mais recentes podem ser baixados aqui.
– Instale o port do ntfs-3g pra o Mac OSX. Pacotes DMG podem ser encontrados aqui.

Se você é novo no mundo dos Macs como eu era (e bem, ainda sou) pode ficar feliz em saber que basta clicar duas vezes nos pacotes .pkg que estão dentro dos .dmg recém baixados, e seguir as instruções na(s) caixa(s) de diálogo.

Obviamente, procure sempre instalar os pacotes mais recentes de ambos os softwares. A reinicialização do sistema será necessária.

Ao logar-se novamente após o reboot, a escrita em NTFS já estará habilitada, e o melhor – completamente transparente para você. Antigamente era necessário desmontar o dispositivo e montá-lo novamente usando comandos do ntfs-3g, porém isso foi automatizado nas versões mais novas (ainda bem!)

Bem, é isso. Não poderia ser mais simples.

Sobre Jeremias Zerbini

Jeremias Zerbini escreveu 76 artigos neste blog.

27 anos, entusiasta de tecnologias opensouce, geek, adorava perder as partições do HD aos 15 anos instalando GNU/Linux. Gosta de video-games, e isso inclui instalar o Yellow Dog no PS3 novinho. Consultor autônomo na área de infra-estrutura de servidores, está sempre dedicando, quando possível, um tempinho extra para pesquisar sobre novas e melhores alternativas ao software proprietário [mas sem histeria].

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

One Response to “Habilitando gravação em NTFS a partir do Mac OS X”

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *