Instalando o Froyo (Android 2.2) em seu Milestone

Eu já considerava a instalação deste “hack” há algumas semanas, mas como soube que o Froyo sairia para o Droid americano e as previsões para o release do port ao nosso nacional eram boas, resolvi esperar.

Post atualizado em 26/08/2010.

Caí de cara no chão quando descobri que isso não vai acontecer. A Motorola resolveu que não vai atualizar mais o Android dos nossos Milestones Aparentemente eles voltaram atras na decisao de nao distribuir o Froyo. Ainda é possível, porém, termos o Froyo rodando desde já, caso você seja interessado o bastante, e tenha um pouco de força de vontade.
Assim sendo, é hora de usar nossas habilidades e da boa vontade de alguns desenvolvedores bastante interessados neste assunto, e aplicar um port feito pela comunidade.

Como sempre, é importante salientar que

- Não posso me responsabilizar por eventuais “bricks” nos aparelhos celulares de vocês leitores;
- Não sou o autor dos softwares utilizados aqui. Agradeço em especial ao Dexter, que foi quem portou o Froyo para o Milestone;
- Faça os backups que eu pedir. É importante.

Com um Motorola Milestone (necessário root liberado, ver posts anteriores sobre android) e o OpenRecovery funcionando, é hora de baixarmos a imagem do Froyo e botar a mão na massa.

- Faça o download do  MotoFrenzy (0.5a, no dia em que este foi digitado), criado pelo Dexter Picard, disponível para download aqui;
- Faça também o download deste patch. Ele corrige um problema ao jogar ligações para segundo plano (por exemplo ao atender uma chamada em espera).

Agora, antes de mais nada, vamos fazer alguns backups (etapa MUITO importante):

Usando o Astro, copie os 5 arquivos a seguir, presentes na pasta /system/etc/motorola/bp_nvm_default

1. File_Audio
2. File_Audio2
3. File_GSM
4. File_Seem_Flex_Tables
5. generic_pds_init

Faça o backup destes arquivos no seu PC, de preferência. Nunca se sabe quando o SDCard vai dar algum problema.

Agora boote no OpenRecovery. Não lembra como ? Com o update.zip na raíz do SDCard e a pasta OpenRecovery no local apropriado, desligue o aparelho e ligue-o segurando o Botão da câmera + Botão de ligar”. Na hora em que a exclamação aparecer, solte tudo e aperte “Volume Up + Botão da câmera”.
Selecione “apply sdcard:update.zip” e ele irá cair no prompt do OpenRecovery. Fácil ! :)

Agora navegue pelas opções, tomando cuidado pra não mexer no que não deve. Vá até “Nandroid Menu” e selecione a opção “Nandroid Backup” .

Após alguns minutos, você terá uma nova pasta criada no seu SDCard. Esta pasta contém uma imagem “viva” do seu celular, e pode ser usada pra recuperar tudo em caso de merda extrema.
Ah sim, a pasta ficará dentro de /nandroid/adbrecovery

Eu também recomendo que um backup desta pasta seja feito no PC. Precaução é algo sempre, sempre bom de ter.

Feitos os dois backups importantes, vamos para a próxima etapa.
Copie o arquivo MotoFrenzy-v0.5b-update-nosign.zip (aquele que corrige o bug em ligações em espera) que você baixou para a pasta /OpenRecovery/updates que está presente no seu SDCard.
Copie o arquivo SEM DESCOMPACTÁ-LO. Ou seja, simplesmente baixe e jogue o .ZIP na referida pasta.

Em seguida, descompacte o arquivo MotoFrenzyv05a.zip. Dentro da nova pasta que será criada, temos um arquivo de Readme, o instalador do Flash Player, um script de overclock e o mais importante – a imagem que iremos restaurar no nosso telefone para ter o Froyo rodando.

Trocando em miúdos: Copie a pasta MotoFrenzyv05a presente no .ZIP para a pasta /nandroid/adbrecovery no seu SDCard.
(MotoFrenzy05a pode obviamente mudar se você baixar outra versão do patch)

Agora desligue seu Milestone. Ligue-o e entre no OpenRecovery de novo.
Navegue até a opção “Nandroid Menu” > “Nandroid Restore”.

Feito isso, teremos duas opções. Uma é o seu backup, aquela imagem que você criou algumas etapas atrás (sério, não deixe de fazer o backup), e a imagem do MotoFrenzy, que é a que iremos selecionar e confirmar.

Após dar o OK no restore do MotoFrenzy, uma série de atualizações vão acontecer. Na verdade o que estamos fazendo é descomprimir a imagem do Froyo e instalar na nossa memória, substituindo o sistema anterior.

Logo após esse processo todo ser finalizado, reinicie seu telefone. Numa situação ideal, nenhum dos backups feitos aqui serão necessários, mas pode ser que seu Milestone não pegue sinal algum da sua operadora.
Se este for o caso, não se assuste. Basta você pegar os 5 arquivos que eu falei pra você salvar em algum lugar seguro (você fez isso, certo?) e substituir pelos que estão lá agora.

Reinicie o telefone e tudo estará perfeito.

Meus parabéns, agora você está rodando o Froyo em seu Milestone, mesmo com a Motorola não curtindo muito essa idéia.
O próximo passo, caso você deseje, é instalar o plugin do Flash. O APK de instalação está dentro daquele arquivo .ZIP que você já descompactou. Basta instalar com o Astro, ou seu gerenciador de arquivos favoritos, e finalizamos!

Atualizações: 26/08/2010

Após um dia repleto de oportunidades pra testar o aparelho (fiquei uns bons minutos em stand-by em filas e no trânsito..), eis as conclusões que cheguei:
- Se a câmera for essencial pra você, não recomendo a instalação desta versão do Froyo. Ela funciona, mas o foco não. Logo, você vai poder tirar fotos apenas de perto (bastante perto). Imagens e cenários que estejam longe irão ficar desfocados.
- O consumo de bateria é idêntico, ou talvez um pouco melhor do que com o 2.1. Usei bastante o navegador com flash, 3g habilitado, joguei bastante o Gem Miner.. Tirei do dock às 7h e voltei a carregá-lo agora, 18h, porque estava nos 20%. Mas note que o uso foi extensivo (até para efeitos de teste de performance).
- O desempenho é incrível. Definitivamente muito melhor do que no firmware anterior.
- A estabilidade é outro ponto forte. Eu imaginei que por se tratar de um “meio port, meio hack” as coisas não sairiam muito bem, mas mordi a língua. Não travou nem esgasgou, durante o dia todo.
- Tudo funciona. O market, o 3g, o wifi, os apps, tudinho. O único escorregão ficou por conta da câmera, de fato.

Bem, tenho dois pontos a acrescentar aqui no tutorial.

O primeiro é um acréscimo ao Froyo original – aplicar o “tema” do Nexus One. A vantagem ? Tradução em português (que eu só fui perceber que não tem bastante tempo depois de ter aplicado o Frenzy.. Me ferrei, porque aplicar o tema zerou novamente meu celular e tive de reinstalar várias coisas.. Mas sem crise, eu sabia que ia apanhar um pouco :-)

O processo é super simples. Após executar todo o lance descrito aqui em cima, faça o download deste arquivo, e coloque-o na pasta /OpenRecovery/updates.
Reinicie seu celular para cair no menu do OpenRecovery, e navegue nas opções: Miscellaneous > Apply Update e escolha o arquivo MotoFrenzy-v05-FRF91-stock-theme-nosign.zip.

Após uma série de atualizações, basta você rodar opcionalmente o item descrito abaixo, pra recuperar as configurações de 3G e pronto, seu Milestone estará show.

O segundo update no tutorial é sobre como restaurar o backup dos arquivos de conexão de rádio (aqueles 5 arquivinhos que fizemos backup mais cedo) para assim voltar a ter uma conexão estável e rápida. É bem simples:

- Baixe este arquivo, e o coloque a pasta /OpenRecovery/updates
- Desligue o celular, e na hora de ligar, caia no OpenRecovery. Lembra-se como faz, né ?
- Navegue para Miscellaneous > Apply Update > e escolha o arquivo Radio_3G-brazil236-update.nosign.zip
- Reinicie o celular e curta o sinal forte e bão, novamente !

Quem tiver alguma dúvida, sugestão ou crítica, é só mandar ver nos comentários.

Um abraço.

Sobre Jeremias Zerbini

Jeremias Zerbini escreveu 76 artigos neste blog.

27 anos, entusiasta de tecnologias opensouce, geek, adorava perder as partições do HD aos 15 anos instalando GNU/Linux. Gosta de video-games, e isso inclui instalar o Yellow Dog no PS3 novinho. Consultor autônomo na área de infra-estrutura de servidores, está sempre dedicando, quando possível, um tempinho extra para pesquisar sobre novas e melhores alternativas ao software proprietário [mas sem histeria].

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

46 Responses to “Instalando o Froyo (Android 2.2) em seu Milestone”

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>