Receita de bolinhos de bacalhau

Todo mundo gosta de um bolinho de bacalhau bem leve e saboroso. Existem muitas receitas por aí, mas o legal desta é que não leva farinha na massa, então eles não ficam massudos, nem pesados.

Ótimos acompanhamentos para uma cervejinha gelada e um bom papo furado 🙂

Para preparar esta receita, você irá precisar de:

  • 1 quilo de bacalhau em lascas (custa bem baratinho!);
  • 700 gramas de batata cozida e amassada;
  • 4 dentes de alho amassados;
  • 2 gemas de ovo;
  • 2 claras de ovo batidas em neve;
  • sal à gosto (se necessário, ver adiante);
  • um bocado de salsinha picada, também ao seu gosto.

A primeira coisa a ser feita é pegar todas as lascas do bacalhau, juntar numa panela e lavar tudo, assim você já remove aquela camada de sal que fica grudada. Logo em seguida, encha a panela e ponha em fogo alto para ferver. Reserve em seguida para esfriar.

Coloque também as batatas cortadas em água fervente para elas amolecerem. Eu prefiro lavá-las (ajuda se você usar uma escovinha tipo essa aqui) e cozinhá-las com casca mesmo, porque fica bem mais simples descascar tudo depois, com elas amolecidas. Quando chegar a hora, retire-as do fogo, escorra a água, descasque (se for o caso) e espere esfriar um pouquinho.

Bacalhau em lascas, já desfiado Enquanto isso, desfie o bacalhau. Ao invés de pegar lasca por lasca e ir desfiando, experimente, com as duas mãos, pegar um punhado de lascas e amassar tudo nas palmas das mãos. Você vai levar 1/20 do tempo que levaria normalmente, e dá o mesmo efeito.

Tome o cuidado de prová-lo, para ajustar o tanto de sal que ainda está no bacalhau. Você não vai querer que seus bolinhos fiquem salgados demais, vai ? Troque de água uma ou mais vezes, até que fique no ponto ideal.

 

Batatas cozidas, alho amassado e muita salsinha De volta às batatas: Arrume uma bacia grande, amasse os dentes de alho, jogue uma bela quantidade de salsinha picada, e esprema as batatas descascadas. Vai parecer um purê, exceto pelo fato de que não vamos jogar leite.

 

 

 

 

Clara de ovo batida em ponto de neveAgora é hora de bater as duas claras de ovo, até chegar ao ponto de neve. Acredito que a única diferença entre jogar a clara ali ou batê-las em neve antes, é que assim a massa fica cheia de bolhinhas, deixando tudo mais fofinho e aerado. Não custa tentar, certo ? Eu uso um mixer daqueles normais, com a ponta de batedeira no lugar das tradicionais lâminas.

 

 
Massa de bolinho de bacalhau, pronta para fritar Agora misture tudo – as batatas, os alhos espremidos, salsinha, as duas gemas de ovo e o bacalhau. Mexa com as mãos ou colher de pau até formar uma massa, e em seguida adicione o último ingrediente, as claras em neve. Mexa bem novamente para misturar tudo. Teremos então uma massa pronta para fritar !

 

 

 

Bolinho de bacalhau pronto para fritar Último passo: Faça bolinhas ou outro formato qualquer com a massa, aqueça bastante uma panela ou frigideira com óleo, e frite até que eles fiquem bem douradinhos.

Fica uma delícia, macio e soltinho. Agora é só convidar os amigos e abrir aquela Heineken gelada. E me convidar, claro.

 

 

Se você quiser, pode adicionar um pouco de queijo à receita, assim na hora de fritar eles derretem e também ficam muito gostosos dentro da massa. A criatividade é o limite 😉

Bolinho de bacalhau frito, uma delicia!

O resultado final é uma beleza. Aproveite !

Sobre Jeremias Zerbini

Jeremias Zerbini escreveu 76 artigos neste blog.

27 anos, entusiasta de tecnologias opensouce, geek, adorava perder as partições do HD aos 15 anos instalando GNU/Linux. Gosta de video-games, e isso inclui instalar o Yellow Dog no PS3 novinho. Consultor autônomo na área de infra-estrutura de servidores, está sempre dedicando, quando possível, um tempinho extra para pesquisar sobre novas e melhores alternativas ao software proprietário [mas sem histeria].

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *